Programa de Intercâmbio em Medicina Tradicional Chinesa entre Dubai e Macau: Promoção da Cultura de Medicina Tradicional Chinesa em Dubai

2019-05-23 17:20 Vista:1407

Co-organizado pelo Parque Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau (adiante designado por Parque) e pela Cidade do Cuidado de Saúde de Dubai (DHCC), o Programa de Intercâmbio em Medicina Tradicional Chinesa entre Dubai e Macau 2019 foi realizado em 19 de Maio, no Centro Médico Académico Mohammed Bin Rashid da Cidade do Cuidado de Saúde de Dubai. Os jovens profissionais de Medicina Tradicional Chinesa (adiante designado por MTC) de Macau, liderados pelos especialistas em MTC provenientes de Macau e da parte continental da China, procederam aos intercâmbios e discussões em termos da aplicação e o desenvolvimento de MTC em Dubai com mais de 150 dos médicos de MTC qualificados locais e os profissionais do setor de medicina tradicional de Dubai, bem como prestaram à população local serviços de consulta de saúde com base em MTC, promovendo assim o desenvolvimento da cultura de MTC em Dubai.   

1559121936116112.jpg 

Foto conjunta dos convidados principais do Programa de Intercâmbio em Medicina Tradicional Chinesa entre Dubai e Macau 2019

Estiveram presentes na cerimónia de abertura a Dra. Lu Hong, assessora do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças do Governo da RAEM e Presidente e CEO do Parque, o Dr. Imran Sheikh, Diretor de Investimento da Autoridade da DHCC, o Dr. Tan Li, cônsul-geral em exercício da RPC no Dubai, a Dra. Wang Xiaopin, Directora do Departamento de Cooperação Internacional da Administração Estatal de Medicina Tradicional Chinesa da China, e o Dr. Lu Yubo, membro da Comissão Consultiva do Parque e Presidente do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Guangdong.     

O Diretor de Investimento da Autoridade da DHCC, Dr. Imran Sheikh, e a Presidente do Parque, Dra. Lu Hong, revelaram que o presente evento – Programa de Intercâmbio em Medicina Tradicional Chinesa entre Dubai e Macau 2019 – foi o primeiro projeto concreto realizado após a assinatura do Memorando de Cooperação pela Autoridade da DHCC e pelo Parque em setembro do ano passado, e visou construir uma plataforma de intercâmbio da cultura e as técnicas de MTC através de diagnóstico gratuito e intercâmbio académico, a fim de promover a aplicação e desenvolvimento de MTC em Dubai, contribuir para o crescimento sectorial e intercâmbio de técnicas e aumentar o conhecimento do público sobre a medicina alternativa e complementar.       

O cônsul-geral em exercício da RPC em Dubai, Dr. Tan Li, e a Directora do Departamento de Cooperação Internacional da Administração Nacional de Medicina Tradicional Chinesa da China, Dra. Wang Xiaopin, referiram nos seus discursos que em Dubai a MTC já atraiu atenção ampla da sociedade e ganhou um desenvolvimento continuado e que já existem dezenas de indivíduos e instituições que exercem operações de MTC em Dubai. Os mesmos salientaram que a cooperação entre Macau e o Dubai possui grande potencial e capacidade, e estavam convictos de que, com o impulsionamento conjunto do Parque e da DHCC, a MTC vai se desenvolver mais rapidamente no Médio Oriente, e que todo o mundo irá conhecer, estudar e aplicar esta medicina de forma melhor. 

A DHCC é uma zona de comércio livre específica criada pelo Emirado de Dubai, que visa transformar Dubai em um destinatário regional e internacional de vanguarda que preste serviços de medicina e cuidado de saúde de primeira classe. A presente actividade foi o primeiro projecto concreto realizado após a assinatura do Memorando de Cooperação pela DHCC e pelo Parque, em setembro do ano passado, e as partes vão reforçar e impulsionar conjuntamente a cooperação e coordenação na área de medicina e cuidados de saúde. Foram organizadas conferências académicas e consultas de saúde no presente evento, que visaram proporcionar à população local a experiência plena das técnicas excelentes de MTC e aprofundar o conhecimento das pessoas sobre a cultura de MTC. 

1559121993930347.jpg

Os jovens profissionais de MTC de Macau acompanharam os especialistas do Hospital de MTC de Guangdong para oferecer diagnóstico gratuito em MTC aos residentes de Dubai.

Na cerimónia de abertura, quatro jovens médicos de MTC de Macau apresentaram o “Baduanjin”, que é um dos exercícios de Qi Gong de MTC, demonstrando aos convidados presentes a cultura desta medicina. Na zona de consulta de saúde e exibição, os especialistas de MTC, provenientes do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Guangdong, do Centro de MTC China-Emirado (TCM Shanghai Chinese Medical Center, Dubai) e da clínica Tongrentang em Dubai, proporcionaram a mais de 50 dos residentes em Dubai os serviços de terapia em MTC, incluindo diagnóstico por análise da aparência física e dos pulsos, consultas e criação de um plano de tratamento. Ao mesmo tempo, os especialistas de MTC do Dubai também prestaram aos participantes serviços de consulta nesta medicina, sob a orientação dos peritos chineses.    

Na conferência académica, o vice-presidente do Hospital da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, Dr. Mo Hui, falou sobre a aplicação de MTC no tratamento da obesidade. O diretor executivo do Centro de MTC China-Emirado, Dr. Cai Jun compartilhou a sua análise sobre a aplicação da ciência e tecnologia modernas em MTC e o representante do Centro de MTC e Recuperação da DHCC também compartilhou a actualidade da prática e da aplicação de MTC em Dubai, realizando intercâmbio e discussões entusiasmadas com os especialistas locais sobre o desenvolvimento da medicina tradicional local, recebendo reacções muito calorosas.  

1559122030961330.jpg

Os chefes do Parque, da DHCC, do Consulado-Geral da RPC em Dubai e da Administração Nacional de Medicina Tradicional Chinesa da China conheceram o planeamento de desenvolvimento do Parque na zona de exibição.

Durante o presente evento, o Presidente de honra do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Guangdong, Dr. Lu Yubo, a equipa de médicos principais do mesmo hospital, o Vice-presidente do Hospital da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, Dr. Mo Hui, bem como os especialistas de MTC locais do Dubai e jovens médicos de MTC de Macau, demonstraram aos profissionais da medicina tradicional local e à população do Dubai a cultura de MTC, realizando intercâmbio académico e consultas de saúde com base nesta medicina. Ao mesmo tempo, este evento contou com o apoio forte de Tongrentang em Dubai e do setor local da medicina alternativa.