Realizou-se com sucesso a 1.ª Sessão do Colóquio Online sobre o Uso de Medicina Tradicional no Combate à Pandemia de COVID-19 Partilha de Experiência no Combate à Pandemia e Promoção da Aprendizagem mútua

2021-11-30 16:10 Vista:1256

由中葡論壇(澳門)常設秘書處主辦、粵澳合作中醫藥科技產業園承辦、澳門衛生局及中國國家中醫藥管理局支持的“傳統醫藥應對疫情網絡研修班”於北京時間2021年11月24日20:00在線舉行開班儀式。中葡論壇(澳門)常設秘書處副秘書長丁恬、粵澳合作中醫藥科技產業園董事長兼行政總裁呂紅、莫桑比克衛生部副部長Lídia de Fátima da Graça Cardoso及葡語國家代表參加了線上開班儀式並致辭。

Secretário-Geral Adjunto do Fórum de Macau, Dr. Ding Tian profere o seu discurso

丁恬副秘書長致辭

Secretário-Geral Adjunto do Fórum de Macau, Dr. Ding Tian profere o seu discurso


丁恬副秘書長表示,傳統醫藥領域是中葡論壇歷届部長級會議《行動綱領》的重要內容,也是澳門經濟適度多元發展的重要產業,中葡論壇常設秘書處一直高度重視。今年是粵澳中醫藥科技產業園連續第6年承辦傳統醫藥主題研修班。產業園作為澳門發展傳統醫藥產業的重要載體,為中國與葡語國家搭建了傳統醫藥領域的國際交流合作平台。隨著《橫琴粵澳深度合作區建設總體方案》的不斷推進,產業園可借助橫琴新發展機遇、背靠大灣區腹地,進一步助力中國和葡語國家傳統醫藥領域的合作。

A Presidente e Directora-Executiva do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong e Macau, Dra. Lu Hong profere o seu discurso

呂紅董事長兼行政總裁致辭

A Presidente e Directora-Executiva do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong e Macau, Dra. Lu Hong profere o seu discurso


本期研修班繼續採用線上模式,自11月24日至30日先後分五場舉辦,並將延續去年的主題,與抗疫國際合作緊密結合,邀請醫學專家和臨床醫生聚焦傳統醫藥應對新冠肺炎後遺症的臨床經驗和治療方案,並就傳統醫藥日常保健和預防方法進行分享。冀與會各方學員和代表充分利用此次機會,深入探討,互學互鑒,以交流促合作,繼續深化傳統醫藥在醫療技術、實際應用、臨床經驗推廣等方面的合作,共同應對公共衛生挑戰,爲保障人民健康作出貢獻。


A Vice-Ministra da Saúde de Moçambique, Dra. Lídia de Fátima da Graça Cardoso profere o seu discurso

莫桑比克衛生部Lídia de Fátima da Graça Cardoso副部長致辭

A Vice-Ministra da Saúde de Moçambique, Dra. Lídia de Fátima da Graça Cardoso profere o seu discurso


“傳統醫藥應對疫情網絡研修班”採用網絡視訊直播模式進行,通過騰訊會議視頻、Youtube、bilibili等新媒體平台直播。參加學員來自安哥拉、佛得角、幾內亞比紹、莫桑比克、葡萄牙衛生醫藥領域的政府官員、技術人員等近200人。研修期間,由來自五個論壇與會葡語國家專家代表分別為學員進行講座,介紹當地新冠肺炎疫情現狀及應對措施。另外由澳門特區政府衛生局疾病預防控制中心林松主任介紹澳門地區防控新冠肺炎疫情的經驗分享。各方參加人員並就防控疫情進行了深入交流、互動探討,學員在瞭解中國內地和澳門疫情趨勢及防疫抗疫經驗的同時,更將借鑒傳統醫藥輔助抗疫的互補性為本國應對疫情,共同推動疫後經濟復甦。

研修班既是中國和各葡語國家並肩抗擊疫情作出的努力,也是推動構建中葡命運共同體和發揮澳門平台作用的切實體現。

Os representantes dos PLP proferem discursos

葡語國家代表發言

Os representantes dos PLP proferem discursos


Os membros do Secretariado Permanente do Fórum de Macau participam na Cerimónia de Abertura do Colóquio Online

傳統醫藥應對疫情網絡研修班宣傳海報

Os membros do Secretariado Permanente do Fórum de Macau participam na Cerimónia de Abertura do Colóquio Online



Realizou-se com sucesso a 1.ª Sessão do Colóquio Online sobre o Uso de Medicina Tradicional no Combate à Pandemia de COVID-19

Partilha de Experiência no Combate à Pandemia e Promoção da Aprendizagem mútua

Inaugurou-se em 24 de Novembro de 2021, pelas 20h00 (hora de Pequim), o Colóquio Online sobre o Uso de Medicina Tradicional no Combate à Pandemia de COVID-19, evento que contou com a organização do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, a coordenação do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong e Macau, e a colaboração dos Serviços de Saúde de Macau e da Administração Estatal de Medicina Tradicional Chinesa da China. O Secretário-Geral Adjunto do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, Dr. Ding Tian, a Presidente e Directora-Executiva do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong e Macau, Dra. Lu Hong, a Vice-Ministra da Saúde de Moçambique, Dra. Lídia de Fátima da Graça Cardoso, bem como os representantes dos Países de Língua Portuguesa participaram na Cerimónia de Abertura do Colóquio e proferiram os seus discursos.  

O Secretário-Geral Adjunto, Dr. Ding Tian referiu que, o sector da medicina tradicional constitui não apenas uma parte integrante do Plano de Acção para a Cooperação Económica e Comercial assinado nas últimas edições da Conferência Ministerial do Fórum de Macau, como também uma indústria pilar em prol da diversificação adequada da economia de Macau, ao qual o Secretariado Permanente do Fórum de Macau tem atribuído grande importância.

Sublinhou que este ano é o 6.º ano consecutivo em que o Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong e Macau se encarregou da realização do Colóquio na medicina tradicional. O Parque, enquanto uma base importante de Macau para desenvolver a indústria de medicina tradicional, tem contribuído para a construção da plataforma de intercâmbio e cooperação internacional nesta área entre a China e os PLP. À medida da implementação contínua do “Projecto Geral de Construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin”, o Parque pode aproveitar as novas oportunidades trazidas pelo desenvolvimento de Hengqin e as vantagens da Grande Baía, para promover ainda mais a cooperação na medicina tradicional entre a China e os PLP.       

O presente Colóquio continua a ser realizado de forma online, por 5 sessões, entre os dias 24 e 30 de Novembro, segue o mesmo tema da última edição do ano passado, focalizando-se na a cooperação internacional no combate à pandemia. À margem das sessões, serão convidados especialistas e médicos para partilhar experiências e planos terapêuticos pelo uso da medicina tradicional, em resposta às sequelas da pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus. Serão igualmente partilhados métodos de prevenção e da manutenção de saúde com proveito da medicina tradicional. Espera-se que os formandos e representantes possam aproveitar plenamente esta oportunidade para realizar discussões profundas e aprendizagem mútua, a fim de promover a cooperação via intercâmbio, continuar a aprofundar a cooperação na promoção do uso da medicina tradicional nas vertentes de tecnologia médica, aplicação prática e experiência clínica, etc., enfrentando em conjunto os desafios da saúde pública e contribuindo para a saúde dos povos.  

O Colóquio Online sobre o Uso de Medicina Tradicional no Combate à Pandemia de COVID-19 realiza-se de forma virtual e será transmitido em tempo real via plataformas online como VooV Meeting, Youtube, e Bilibili, contando com a participação de cerca de 200 formandos—funcionários públicos e técnicos na área de saúde e de medicina, provenientes de Angola, Cabo Verde, da Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

Durante o Colóquio, cinco especialistas vindos de cinco países participantes do Fórum de Macau darão palestras aos formandos, apresentando as situações pandémicas locais e as medidas de resposta. Além disso, o Coordenador do Centro de Prevenção e Controlo da Doença, Dr. Lam Chong, irá fazer uma partilha de experiências sobre as práticas de prevenção e controlo da epidemia de COVID-19 adoptadas em Macau. Acredita-se que no presente Colóquio, os participantes de todas as partes realizarão abordagens profundas e discussões interativas em relação à prevenção e controlo da pandemia, o que permite aos formandos não só conhecerem a evolução pandémica e experiências na prevenção e no combate à pandemia, mas também aprenderem o papel complementar do uso de medicina tradicional no combate pandémico dos países próprios, de forma a contribuir para a recuperação económica no período pós-pandémico.  

O Colóquio constitui uma demonstração não apenas dos esforços pela China e pelos PLP no combate conjunto à pandemia, mas também dos empenhos na promoção da construção de uma comunidade sino-lusófona de futuro compartilhado e do desempenho do papel de Macau enquanto Plataforma.  


來源:澳門中葡經貿論壇