Primeiro evento realizado pelo Centro de Intercâmbio da Prevenção Epidémica China – Países de Língua Portuguesa Cerimónia de Abertura do Colóquio online no domínio da Medicina Tradicional para os Países de Língua Portuguesa

2022-09-26 14:15 Vista:1392

A 16 de Setembro de 2022, pelas 20h00, em forma online, teve lugar a Cerimónia de Abertura do Colóquio online no domínio da Medicina Tradicional para os Países de Língua Portuguesa, organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, realizado pelos Serviços de Saúde do Governo da Região Administração Especial de Macau, e coordenado pelo Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong e Macau.

O evento decorreu no Complexo da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, traduzindo-se no primeiro evento oficial no âmbito do Centro de Intercâmbio da Prevenção Epidémica China – Países de Língua Portuguesa que foi inaugurado à margem da Reunião Extraordinária Ministerial do Fórum de Macau no dia 10 de Abril.

Na Cerimónia de Abertura, o Secretário-Geral do Secretariado Permanente do Fóurm de Macau, Dr. Ji Xianzheng, o Director dos Serviços de Saúde de Macau, Dr. Lo Iek Long e a Presidente do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong e Macau, Dra. Lu Hong, marcaram presença e proferiram discursos.

Cerimónia de Abertura do Colóquio       online no domínio da Medicina       Tradicional para os Países de Língua      Portuguesa

Cerimónia de Abertura do Colóquio 

     online no domínio da Medicina 

     Tradicional para os Países de Língua 

    Portuguesa


O Secretário-Geral, Dr. Ji Xianzheng, referiu que no âmbito do Fórum de Macau, o desenvolvimento e a cooperação neste sector foram reconhecidos e plasmados no Plano de Acção de todas as edições passadas da Conferência Ministerial, pelo que tem sido implementado com empenho e dedicação pelo Secretariado Permanente do Fórum de Macau. Foram realizados 6 colóquios no domínio da medicina tradicional no âmbito do Fórum de Macau, no sentido de promover o estudo e intercâmbio entre os funcionários públicos e técnicos do sector da saúde da China e dos Países de Língua Portuguesa, sobre tecnologias, evolução de políticas e aplicação da medicina tradicional. No futuro, o Secretariado Permanente irá aproveitar o papel do mesmo Centro para realizar mais actividades de formação, estágios e intercâmbios no sector da saúde pública entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

 Uso da palavra do Secretário-Geral,      Dr. Ji Xianzheng

Uso da palavra do Secretário-Geral, 

    Dr. Ji Xianzheng


O Director dos Serviços de Saúde, Dr. Lo Iek Long, referiu que o Governo da RAEM tem vindo a atribuir grande importância ao desenvolvimento da medicina tradicional e, tem-se empenhado a implementar o plano de cooperação com a Organização Mundial da Saúde na área da medicina tradicional desde 2011, tendo prestado apoio na organização de 14 workshops de formação regional da OMS e de 14 workshops de formação em medicina chinesa, desde modo, tendo fornecido formação a mais de 2.500 funcionários dos governos na área da saúde de todo o mundo, especialmente, profissionais provenientes dos países de “Uma Faixa, Uma Rota”, dos PLP e de Macau.

Acredita ainda que o corrente colóquio poderá reunir a força e sabedoria dos especialistas de todo o mundo, a fim de promover o melhor desenvolvimento da medicina tradicional, apoiando também o Governo da RAEM no melhoramento contínuo da estratégia para o desenvolvimento desta área.

   Fotografia de grupo

Fotografia de grupo


A Presidente do Parque, Dra. Lu Hong, referiu que a medicina tradicional desempenha um papel enquanto eixo de ligação entre a China e os Países de Língua Portuguesa e que o Governo da RAEM tem vindo a atribuir importância à industrialização e internacionalização da mesma área. Neste sentido, o Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong e Macau, enquanto um relevante suporte e plataforma para o desenvolvimento da mesma área por parte de Macau e dos Países de Língua Portuguesa, através do modelo de divulgação internacional da «introdução de medicamentos através de tratamentos médicos», irá promover gradualmente a cooperação com os PLP.

Desejou igualmente que as experiências adquiridas possam ser utilizadas nos trabalhos diários, contribuindo para a promoção e desenvolvimento comum nas áreas de medicina tradicional e saúde pública entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

 Cartaz do colóquio

Cartaz do colóquio


O corrente colóquio será realizado em 4 sessões, com palestras e intercâmbios online, sendo transmitido em tempo real via plataformas online como VooV Meeting, Youtube e Bilibili. Prevê-se convidar os representantes das entidades governamentais, médicos clínicos, especialistas e académicos da mesma área, provenientes do Interior da China, Macau e dos Países de Língua Portuguesa, no total de mais de 600 personalidades, para participarem no mesmo.

Durante o colóquio, os participantes poderão realizar estudo e intercâmbio, no que diz respeito aos vários temas profissionais, tais como o resumo faseado e plano de trabalhos de acompanhamento da medicina tradicional chinesa no combate à epidemia em Macau, a aplicação da medicina tradicional no combate à epidemia comum e o aproveitamento das vantagens da medicina tradicional na prevenção e tratamento da “dengue”.

 Palestra online

 Palestra online