Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa

2015-06-30 16:18 Vista:1917

Organizado conjuntamente pela sociedade “Guangdong-Macao Traditional Chinese Medicine Technology Industrial Park Development Co., Ltd.” e pelo Instituto de Medicina Tradicional (IMT), de Portugal, realizou-se em 30 de Junho, em Macau, com sucesso, o Fórum da Cooperação Internacional de Medicina Tradicional 2015 (adiante designada abreviadamente por “Fórum”). O evento atraiu a participação de mais de 150 pessoas, incluindo especialistas em medicina tradicional e representantes das empresas famosas do ramo medicina tradicional, provenientes do Interior da China, Hong Kong, Portugal, Brasil, Angola e Moçambique.

No decorrer da cerimónia de inauguração do Fórum, teve também lugar a cerimónia de descerramento da placa do Centro Internacional de Intercâmbio e Cooperação do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau (adiante designado abreviadamente por “Parque Industrial”) e a cerimónia de assinatura de memorandos de cooperação. Presidiram à cerimónia do descerramento da placa do referido centro, o Secretário para a Economia e Finanças do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, Dr. Lionel Leong Vai Tac, o Secretário-Geral do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, Dr. Wang Xindong, o Comissário-Adjunto do Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros na RAEM, Dr. Pan  Yundong, a Directora-Geral do Departamento para a Cooperação Internacional e Chefe do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong, Macau e Taiwan da Administração Estatal da Medicina Tradicional Chinesa, Dra. Wang Xiaopin, a Membro do Comité Permanente do Município de Zhuhai e Secretária do Partido na Nova Área de Hengqin, Dra. Liu Jia, a Assessora do Gabinete para a Economia e Finanças de Macau e Presidente do Conselho de Administração da sociedade “Guangdong-Macao Traditional Chinese Medicine Technology Industrial Park Development Co., Ltd.”, Dra. Lu Hong.  Além disso, os dignitários que presidiram à cerimónia acima mencionada, a Secretária-Geral Adjunta do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) e cumulativamente Coordenadora do Gabinete de Apoio ao mesmo Secretariado, Dra. Echo Chan, o Presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), Dr. Jackson Chang, o Director dos Serviços de Saúde do Governo de Macau, Dr. Lei Chin Ion, o Director dos Serviços de Economia do Governo de Macau e cumulativamente Presidente do Conselho de Administração da sociedade “Macau Investmento e Desenvolvimento, S.A.”, Dr. Sou Tim Peng, o Director de Formação e Qualificação e cumulatiamente Director de Operações da Área de Macau do Instituto de Medicina Tradicional (de Portugal), Dr. Frederico Carvalho, testemunharam conjuntamente a assinatura de memorandos de cooperação e de parceria estratégica entre o Centro Internacional de Intercâmbio e Cooperação e Instituto de Medicina Tradicional (de Portugal), e entre o referido Centro e a Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil China (do Brasil) e memorando de cooperação empresarial entre o mesmo Centro e o Grupo de Empresas PuraPharm (de Hong Kong). 


Foto legenda: Fotografias da cerimónia de descerramento da placae da assinatura de protocolos

O Fórum foi iniciada com o discurso principal proferida pela Directora-Geral Dra. Wang Xiaping, sob o tema “Comércio de Serviços na Área de Medicina Tradicional Chinesa – Oportunidades e Desafios Perante a Nova Situação”. Além disso, 10 especialistas provenientes do Interior da China e de outros países e regiões fizeram também intervenções em redor de diversos temas, incluindo o desenvolvimento da indústria de medicina tradicional, procura nos mercados dos Países de Língua Portuguesa e formação de recursos humanos, entre outros. Por sua vez, os representantes das empresas participantes mostraram interesse sobre as questões relacionadas com a procura do mercado internacional e barreiras de registo, trocando impressões pormenorizadas e debatendo os referidos temas com os especialistas, tendo o evento concluído num ambiente de animada discussão.

Após o Fórum, em 1 de Julho, os especialistas e representantes das empresas participantes irão também deslocar-se ao Parque Industrial para visita de estudo e intercâmbio, com vista a debaterem profundamente sobre assuntos relacionados com o avanço do plano do Parque Industrial, condições de admissão ao mesmo e também sobre formas de cooperação.

O Fórum da Cooperação Internacional de Medicina Tradicional 2015 constitui uma medida inovadora do Parque Industrial na promoção da internacionalização da medicina tradicional chinesa, com o objectivo de desenvolver as vantagens da plataforma de intercâmbio e de negócios da indústria de saúde, tendo como ponto de entrada os Países de Língua Portuguesa, proporcionar uma oportunidade directa de intercâmbio aos organismos de governos, instituições académicas e empresas associadas à medicina e saúde, e criar oportunidades para as empresas farmacêuticas do Interior da China e de Macau inteirar-se sobre a situação de procura nos países lusófonos e nos mercados a eles inerentes. Ao mesmo tempo, pretende-se construir uma plataforma internacional de intercâmbio e cooperação, tendo como ponto de partida os Países de Língua Portuguesa, e desenvolvendo gradualmente para os países-membros da ASEAN e da União Europeia, proporcionar apoio às empresas do Continente Chinês expandir-se para o exterior e para as empresas internacionais entrarem no mercado chinês, através de diversas formas, nomeadamente, registo internacional da medicina tradicional chinesa, comércio de importação e exportação de serviços, etc., promover a interprenetração e desenvolvimento mútuo da medicina tradicional, e desempenhar um papel relevante na promoção da estratégia de “Uma Faixa e Uma Rota” no domínio da medicina tradicional do país.