A Delegação do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau visitou a Holanda, a República Checa e Portugal

2016-07-11 16:05 Vista:1359

1503994113621551.jpg

Profª. Wang Mei (1.ª à direita), membro da Comissão da Farmacopeia Europeia, está a apresentar à delegação 

do Parque a situação da inscrição da medicina tradicional chinesa na União Europeia.

Tendo como meta promover a concretização de dois objectivos nucleares do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau (adiante designado por “Parque”), a saber: a construção da “Base Internacional de Controlo de Qualidade de Medicina Tradicional Chinesa” e da “Plataforma Internacional de Intercâmbio da Indústria de Saúde”, a Dra. Lu Hong, assessora do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças do Governo da Região Administrativa Especial de Macau e presidente do Parque, liderou uma delegação que visitou a Holanda, a República Checa e Portugal entre os dias de 23 de Junho a 1 de Julho de 2016, a fim de promover o avanço do trabalho em relação à realização da “Janela Internacional de ‘Uma Faixa, Uma Rota’ da Indústria e Cultura de Medicina Tradicional Chinesa”. 

A delegação visitou o Laboratório de Biomedicina da Universidade de Leiden da Holanda, o Parque de Biotecnologia de Leiden, a Agência de Investimento Estrangeiro da Holanda Oeste, o “Centro de Medicina Tradicional Chinesa Sino-checo” do Hospital Universitário de Hradec Králové da República Checa, a Direcção-Geral da Saúde de Portugal, a Administração Central do Sistema de Saúde, a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, a Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa, a Universidade de Medicina Chinesa, a Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e Fitoterapia, o Instituto de Medicina Tradicional, entre outros, reunindo e conversando sobre temas como o registo dos produtos de medicina tradicional chinesa na União Europeia, a formação de Boas Práticas de Fabrico (GMP) na União Europeia, o estabelecimento de centros de medicina tradicional chinesa no estrangeiro e a cooperação com as autoridades governamentais portuguesas competentes na área de medicina tradicional e saúde em geral, entre outros.

Durante a estadia na Holanda, a Delegação visitou o Laboratório de Biomedicina da Universidade de Leiden e comunicou com a Dra. Wang Mei, membro da Comissão da Farmacopeia Europeia, tendo estudado as experiências relacionadas com o registo dos produtos de medicina tradicional chinesa na União Europeia. Visitou o Parque de Biotecnologia de Leiden e o Centro de Formação de Boas Práticas de Fabrico (GMP) da União Europeia, tendo acabado a investigação preliminar da certificação de Boas Práticas de Fabrico (GMP) na União Europeia e de cursos de formação. Para além disso, a Delegação teve um encontro com a Dra. Marleen Zuijderhoudt, Directora da Agência de Investimento Estrangeiro da Holanda Oeste. No encontro conversaram e discutiram a situação actual do desenvolvimento e o futuro da medicina tradicional chinesa na Holanda e a direcção de cooperação mútua na área da medicina tradicional chinesa, no futuro.  

1503994309484666.jpg

Dra. Lu Hong (2.ª à direita), Presidente do Parque, oferece lembranças à Sra. Smehlikova Jitka (3.ª à esquerda), 

CFO do Hospital Hradec Králové e ao Sr. Antos Karel (4.º à esquerda),

 Subdirector do Centro de Pesquisa Estratégica para o Desenvolvimento de Macau.

Durante a visita à República Checa, a Delegação esteve no Hospital Universitário de Hradec Králové e no “Centro de Medicina Tradicional Chinesa Sino-Checo”, tendo sido apresentadas a situação da operação do Centro, as dificuldades do trabalho enfrentadas e a aceitabilidade dos residentes locais em relação à medicina tradicional chinesa por administradores do Hospital e do Centro.

Durante a visita a Portugal, a Delegação teve um colóquio com a Direcção-Geral da Saúde e a Administração Central do Sistema de Saúde, subordinadas do Ministério da Saúde de Portugal, e a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, subordinada do Ministério da Agricultura. Baseando-se na visita do Parque a Portugal em Novembro do ano passado, todas as partes discutiram mais profundamente as cláusulas concretas e os itens assinados do acordo de cooperação e também a viabilidade do estabelecimento de centros de medicina tradicional chinesa no estrangeiro. A Dra. Lu Hong, Presidente, salientou no colóquio que o Governo da Região Administrativa Especial de Macau tem valorizado sempre o papel de Portugal entre os Países de Língua Portuguesa e espera poder promover o intercâmbio na área de medicina tradicional chinesa entre a China e os Países da Língua Portuguesa, através do estabelecimento de relações da cooperação mútua, bem como receber apoios do governo português nos domínios de inscrição, serviços e comércios de produtos de medicina tradicional chinesa e de suplementos alimentares. Portugal demonstra que a potência do desenvolvimento da medicina tradicional chinesa é enorme, e Portugal, como um dos países da União Europeia que legislaram mais cedo a medicina tradicional chinesa, tem efeito quanto à divulgação e promoção da medicina tradicional chinesa na União Europeia. A parte portuguesa prometeu estar disposta a oferecer apoios ao Parque para o estabelecimento de centros de medicina tradicional chinesa no estrangeiro e espera que o acordo de cooperação mútua possa ser assinado e cumprido com sucesso.

03产业园代表团与葡萄牙卫生总局、卫生系统管理总局和食畜总局代表合影留念.jpg

Foto da Delegação do Parque com a Direcção-Geral da Saúde de Portugal, a Administração Central do 

Sistema de Saúde e a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária

A seguir, a Delegação visitou a Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa, que é a primeira escola a oferecer formação da medicina tradicional chinesa, a Universidade de Medicina Tradicional, sendo o primeiro ramo das escolas do ensino superior no estrangeiro aprovado pelo Ministério de Educação da China, e o Instituto de Medicina Tradicional de Portugal, comunicando, trocando ideias e definindo intenções de cooperação preliminarmente sobre temas de formação de medicina tradicional chinesa, divulgação da cultura de medicina tradicional chinesa, e estabelecimento de centros de medicina tradicional chinesa no estrangeiro.

04产业园代表团与成都中医药大学葡萄牙宝德分校代表合影留念.jpg

Foto da Delegação do Parque com representantes do Pólo da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu

Além disso, a Delegação do Parque visitou o Departamento Económico e Comercial da Embaixada da República Popular da China em Portugal, a Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, a Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e Fitoterapia, e empresas de importação e exportação de medicamentos à base das plantas, construindo uma boa base para as empresas do Parque expandirem os mercados de Portugal e de outros países europeus, efectuarem as actividades de formação internacional, registo internacional e comércios internacionais, entre outros.

Por meio desta visita, o Parque tanto aprofundou os conhecimentos sobre a actual e a futura situação de aplicação de medicina tradicional chinesa na Europa, como definiu a direcção provisória do trabalho do estabelecimento de centros de medicina tradicional chinesa no estrangeiro, solidificou a cooperação com autoridades governamentais competentes portuguesas na área de medicina tradicional chinesa e, através da investigação das formas de cooperação com o Laboratório de Biomedicina da Universidade de Leiden, a Agência de Investimento Estrangeiro da Holanda Oeste, organizações de formação de medicina tradicional chinesa, associações e empresas de medicamentos à base das plantas, desenvolveu novos sócios e expandiu o espaço de cooperação.