Encerrou-se o Salão Académico da Medicina Tradicional Chinesa 2016, em que três formandos excelentes se tornaram discípulos de Grande Mestre

2016-11-07 11:28 Vista:1395

496240656393095956.jpg

 Fotografia de três novos discípulos de Grande Mestre e Profª. Dra. Liu Minru-Grande Mestre 

Teve lugar hoje, dia 6 de novembro, a cerimónia de encerramento do “Salão Académico da Medicina Tradicional Chinesa 2016 - Primeira Edição do Colóquio de Ginecologia de Medicina Tradicional Chinesa” na Sala Grande do Centro do Desenvolvimento do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau (adiante designado por Parque). O Colóquio foi co-organizado pelo Parque e Serviços de Saúde da Região Administrativa Especial de Macau (SSM), tendo como finalidade cultivar talentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) de Macau e promover o desenvolvimento das indústrias diversificadas de Macau. Todos os 22 formandos acabaram o curso, depois do ensino da Profa. Liu Minru - Grande Mestre da MTC - e da sua equipa de instrução composta por especialistas na ginecologia, entre os quais três talentos excelentes da MTC foram seleccionados como discípulos da Dra. Liu Minru para ter acesso à formação contínua sob a orientação da professora.

O Colóquio obteve grande apoio do Departamento da MTC da Província de Guangdong, e contou com a participação activa das pessoas na área da MTC. Durante os 4 dias do Colóquio (29, 30 de Outubro e 5, 6 de Novembro), a Profa. Liu Minru e a sua equipa adoptaram diversas formas, tais como interpretação da teoria, práticas reais e análise dos casos, para formar os participantes com os temas relativos a “Diagnóstico e Tratamento das Doenças Frequentes e as com Dificuldades para Serem Curadas de Ginecologia”, designadamente com a síndrome do ovário policístico e a infertilidade, bem como as doenças relacionadas à menstruação.

A aprendizagem e avaliação de 4 dias habilitaram os formandos a ter conhecimentos mais profundos sobre o diagnóstico deste tipo de doenças. É de destacar que três talentos excelentes da MTC foram seleccionados como discípulos da Dra. Liu Minru para ter acesso à formação contínua sob a orientação da professora e participaram na Cerimónia de Aceitação de Discípulo.  

02.JPG

Fotografia de Grupo entre os convidados, Grande Mestre-Profª. Dra. Liu Minru e todos os aprendentes

Na Cerimónia de Encerramento, a Dra. Lu Hong, assessora do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças do Governo da RAEM e presidente do Parque, o Dr. Xu Qingfeng, Director do Departamento da MTC da Província de Guangdong, e a Dra. Liu elogiaram o Colóquio por ter proporcionado formações profissionais aos talentos da MTC de Macau, promovendo o desenvolvimento profissional dessa indústria. Ainda confirmaram o trabalho do Parque que promove mais o desenvolvimento da MTC, verificando que o Parque, o qual aproveita as suas vantagens, serve como plataforma para a aprendizagem e prática dos talentos da MTC de Macau. 

No discurso da Dra. Lu Hong, a Presidente mencionou que o Parque ia, continuamente, fornecer regularmente formações profissionais aos médicos diplomados na MTC de Macau, bem como lançar, em maior escala, trabalhos formativos em relação à técnica e cultura da MTC. Assim, pode melhorar, gradualmente, a competitividade e nível profissional dos médicos da MTC de Macau e, elevar o reconhecimento da MTC pela sociedade internacional, reforçando mais o desenvolvimento da indústria da MTC. A Presidente ainda manifestou o desejo de que os formandos pudessem encarar a formação como um novo início para melhorar o seu nível profissional e prestar atenção ao desenvolvimento do Parque bem como aos trabalhos relacionados com a formação da técnica e cultura da MTC 

De modo a criar mais oportunidades para a aprendizagem contínua dos talentos da MTC de Macau, o Parque realizou a Cerimónia de Aceitação de Discípulo depois de os convidados entregarem certificados de conclusão aos formandos. Três discípulos excelentes, selecionados pela via aberta e pública, curvaram-se, serviram chá à Profa. Liu Minru e receberam livros da MTC escritos por si, tendo acesso à formação contínua sob a sua orientação. Além disso, o Director Lei Chin Ion, em representação dos SSM, entregou carta de nomeação à Dra. Liu Minru, convidando a Profa. Liu como assessora honorária dos SSM. 

Informações Relevantes

A Dra. Liu Minru faz parte do segundo grupo de Grandes Mestres de MTC. Para além de ser orientadora de doutoramento, a médica reconhecida ainda desempenha funções como presidente honorária da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia da MTC, professora emérita da Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa da Universidade de Hong Kong, e também comissária principal da Comissão Especializada da Macau China Culture Research & Promotion Association of Traditional Chinese Medicine. Trata-se de única Grande Mestre que trabalha na área de Ginecologia. Apresar de ter 83 anos, dedica-se activamente aos trabalhos sucessivos da MTC.

A Equipa de Especialistas em Ginecologia da Dra. Liu Minru consiste em um grupo de peritos que, aproveitando a plataforma do Instituto de ginecologia da Dra. Liu Minru, investiga as experiências clínicas da doutora em ginecologia e herdeira academicamente os pensamentos da área referida da MTC, sob a orientação da Professora Liu.

A eleição para Grande Mestre realiza-se de 5 a 5 anos, e é levado a cado, em Pequim, conjuntamente pelo Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social, Ministério da Saúde e pela Administração Estatal de Medicina Tradicional Chinesa. Hoje em dia, são no total 60 pessoas que se consagram como Grande Mestre, sendo médicos experientes que engajam nos trabalhos clínicos da MTC (inclusive da medicina das minorias étnicas).