Yang Yuping, Vice-Governador da Província de Sichuan,
liderou uma delegação para visitar o GMTCM Parque

2017-01-13 12:00 Vista:1381


01.JPG

A Presidente Lu Hong apresentou as funções e o planeamento de desenvolvimento 

do GMTCM Parque ao Vice-Governador Yang Yuping

Ontem, dia 12, os representantes de Sichuan e Macau assinaram o “Acordo-Quadro de Cooperação Sichuan-Macau no Desenvolvimento da Indústria da Medicina Tradicional Chinesa”. Hoje, dia 13, o Dr. Yang Yuping, Vice-Governador da Província de Sichuan, liderou uma delegação para visitar o Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau (adiante designado por GMTCM Parque), conhecendo concretamente a situação do desenvolvimento do GMTCM Parque, e teve encontro com os dirigentes dessa empresa, incluindo a Dra. Lu Hong, Assessora do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças da RAEM e ao mesmo tempo, Presidente de Guangdong-Macao Traditional Chinese Medicine Technology Industrial Park Development Co., Ltd., com os quais conversou sobre a cooperação Sichuan-Macau na indústria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O Vice-Governador elogiou a estratégica do desenvolvimento do GMTCM Parque, e esperava que as duas partes pudessem reforçar a ligação efectiva.

Sendo acompanhado pela Dra. Lu, o Vice-Governador Yang com a sua delegação, visitou os estaleiros de construção, o Centro de Exposição, a Oficina destinada à Sucessão dos Mestres Nacionais da Medicina Tradicional Chinesa (nome temporário), o Escritório Conjunto da Zona Incubadora do GMTCM Parque, e assim obteve conhecimento da situação de planeamento, funções, empresas instaladas no Parque e dos projectos em construção, tais como o Edifício de Escritórios, o Edifício de Produção GMP e o Edifício de Acreditação.

Em seguida, as duas partes realizaram uma conversa no Centro de Desenvolvimento, discutindo profundamente e trocando opiniões sobre o conteúdo concreto e implementação da cooperação Sichuan-Macau na indústria da MTC.

02.JPG

Os dois lados trocaram opiniões sobre a cooperação Sichuan-Macau na indústria da MTC

A Presidente Lu relatou, ao Vice-Director, o progresso obtido pelo GMTCM Parque nos últimos dois anos, em termos de construção de hardware, captação de investimentos, intercâmbio internacional e construção da plataforma. A senhora ainda apresentou detalhadamente o futuro plano de trabalho e os trabalhos relacionados com o registo de produtos nos países lusófonos.

O Vice-Governador manifestou-se confiante na internacionalização da MTC. Revelou o mesmo responsável que, para desenvolver a MTC, é necessário não só suceder, manter e divulgar a cultura tradicional da MTC, como também resolver os problemas quanto à vigência, segurança, estabilidade, controlabilidade e rastreabilidade da MTC, e assim satisfazer as necessidades de desenvolvimento, no sentido de tornar a MTC mais científica, internacional e padronizada. Além disso, o Dr. Yang deu orientação para o conteúdo, planeamento de desenvolvimento e padrões da cooperação Sichuan-Macau na MTC e trocou opiniões com os dirigentes do GMTCM Parque.

O mesmo dirigente louvou o planeamento do GMTCM Parque, por criação de uma plataforma, oferecimento de vários serviços, aposta no mercado internacional e incentivo ao desenvolvimento industrial, ainda pelo seu contributo para a formação de País forte na MTC, divulgação da cultura chinesa, e para futura realização de renascença da nação chinesa e do “Sonho da China”. O Vice-Governador ainda considerava o desenvolvimento do GMTCM Parque de grande significado, opinando que o GMTCM Parque, detentor de experiência em acreditação pela União Europeia, reúne recursos de relações com os países de língua portuguesa, políticas e de padrões, que iam facilitar a “exportação” da MTC. Sugeriu que, para além de apoiar as pequenas e médias empresas de Macau, o GMTCM Parque pudesse aproveitar ideias de outros países adjacentes. Ao mesmo tempo, Sichuan e o GMTCM Parque deviam fortalecer ligação efectiva, e promover pragmaticamente a cooperação em diferentes áreas, tirando proveito pleno de recursos de qualidade de Sichuan e plataforma de desenvolvimento do GMTCM Parque. 

03.JPG

O Vice-Governador Yang tirou foto com os representantes do GMTCM Parque

Também fizeram parte da delegação o Dr. Yao Yixian, Chefe da Administração de Alimentos e Medicamentos da Província de Sichuan, o Dr. Tian Yujun, Chefe da Administração de Medicina Tradicional Chinesa da Província de Sichuan, o Dr. Guo Jianong, advogado adjunto do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau da Província de Sichuan, o Dr. Yu Shuguang, Reitor e Vice-Secretário do Partido Comunista Chinês da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu, e representante de Chengdu Kanghong Pharmaceuticals Group Co., Ltd..