Realiza-se no Dia 28 o Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional 2016 (Macau)

2016-07-28 16:12 Vista:1359

1503908411641819.png

Foto do Secretário para a Economia e Finanças, Dr. Leong Vai Tac (3.º à direita), a presidente do Guangdong-Macau Traditional Chinese Medicine Technology Industrial Park Development Co., Ltd., Dr.a Lu Hong (4.º à direita), e peritos do Comité Consultivo do Parque

No seguimento do primeiro Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional, organizado pelo Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau (doravante designado por Parque), hoje (dia 28), voltou a ter lugar, no Venetian-Macao-Resort-Hotel, o evento do Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional 2016 (Macau), organizado conjuntamente pelo Parque, pela Nam Kwong União Comercial e Industrial, Limitada, pelo Centro para Intercâmbio de Medicina Tradicional Chinesa para Taiwan, Hong Kong e Macau, junto da Administração Nacional para Medicina Tradicional Chinesa, e pelo Serviço de Medicina Tradicional Chinesa da Província de Guangdong. Na cerimónia de abertura, o Secretário para a Economia e Finanças do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, Leong Vai Tac entregou certificados aos especialistas internacionais contratados pela Comissão dos Consultores do Parque; paralelamente, o Parque assinou acordos de cooperação com os Países da Língua Portuguesa e as suas autoridades relacionadas, as empresas de renome e as instituições académicas e associações relacionadas, de forma a aumentar gradualmente a capacidade global do Parque.

Mais de 600 participantes presentes provenientes de países e regiões como o Interior da China, Hong Kong, Macau, Taiwan, os Estados Unidos, Portugal, Holanda e Tailândia, inclusive peritos e estudiosos em Medicina Tradicional e gerentes de empresas de renome, trocaram opiniões referentes à cooperação e intercâmbio internacionais de Medicina Tradicional em concordância com a iniciativa de “Uma Faixa, Uma Rota”, tendo em consideração o programa geral do desenvolvimento exterior da Medicina Tradicional Chinesa (doravante designada por MTC) durante o período do 13.º Plano Quinquenal da República Popular da China.

1503908508695780.png

Assinatura do Memorando de Entendimento de Cooperação entre o Parque e o Ministério de Saúde de Moçambique no Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa

Na cerimónia de abertura, o Secretário para Economia e Finanças da RAEM, Dr. Leong Vai Tac, o Vice-Director da Administração Nacional para Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Ma Jianzhong, o Vice-Presidente da Nam Kwong União Comercial e Industrial Limitada, Dr. Ding Rongxiang, e o membro do Comité do Partido Comunista Chinês da Comissão de Saúde e de Planeamento Familiar da Província de Guangdong e o Diretor do Gabinete da Medicina Tradicional Chinesa da Província de Guangdong, Dr. Xu Qingfeng, fizeram discursos. O Secretário, Dr. Leong Vai Tac, e o Vice-Director, Dr. Ma Jianzhong, elogiaram nos discursos o papel desempenhado por Macau como ponto de encontro da cultura chinesa e portuguesa e como cabeça-de-ponte da iniciativa de “Uma Faixa, Uma Rota”, reconhecendo ainda os trabalhos feitos pelo Parque, o qual serve como uma plataforma importante dedicada a promover a diversificação equilibrada e sustentável da economia de Macau e da cooperação internacional de Medicina Tradicional, na expectativa de que o Parque, sendo uma plataforma internacional, continue a aproveitar as suas vantagens para promover, a nível mundial, os produtos e tecnologias da MTC.

O Parque obteve novos avanços

Na cerimónia de abertura, o Secretário Leong entregou certificados aos peritos internacionais, a saber: Dr.ª Prof.ª Wang Mei, membro da Comissão da Farmacopeia Europeia da Direcção Europeia da Qualidade dos Medicamentos e Cuidados de Saúde (EDQM, na sigla em inglês), Dra. Helena Pinto Ferreira, membro da Comissão da Farmacopeia Portuguesa, Dra. Maria do Céu Gonçalves da Costa, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e Fitoterapia, e Dr. Prof. Wang Yitao, do Instituto de Ciências Médicas Chinesas da Universidade de Macau, contratados pelo Comité Consultivo de Peritos do Parque. Até ao momento, estão no Comité treze peritos chineses e estrangeiros, que em conjunto prestam apoio técnico de modo significativo no avanço dos projectos do Parque.

1503908564873932.png

Foto dos convidados de testemunha com representantes dos Países da Língua Portuguesa e as suas autoridades relacionadas, as empresas de renome e as instituições académicas e associações relacionadas

Paralelamente, sendo o Secretário para a Economia e Finanças, Dr. Leong Vai Tac, o Vice-Director da Administração Nacional para Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Ma Jianzhong, o Sub-Director do Departamento para os Assuntos Económicos do Gabinete de Ligação do Governo Central da República Popular da China na RAEM, Dr. Zhu Hong, o Vice-Presidente da Nam Kwong União Comercial e Industrial Limitada, Dr. Ding Rongxiang, o Secretário-Geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Dr. Chang Hexi e o Cônsul-Geral da República de Moçambique na RAEM, Dr. Rafael Custodio Marques como testemunhas, o Parque assinou acordos de cooperação com governos dos Países de Língua Portuguesa e as suas autoridades competentes, as empresas de renome do Interior da China e as instituições académicas e associações relacionadas, incluindo a assinatura dos Memorandos de Entendimento de Cooperação com o Ministério da Saúde de Moçambique e com o Secretário Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), a assinatura do Acordo-Quadro de Cooperação com a Shijiazhuang Yiling Pharmaceutical Co., Ltd. para expandir a exposição no mercado internacional, a assinatura dos Acordos de Cooperação com a Associação do Comércio da Planta Medicinal Chinesa dos EUA (em inglês: Chinese Herb Trade Association of America) e com a Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e Fitoterapia, e a assinatura dos Memorandos de Entendimento de Cooperação com a Escola Brasileira de Medicina Chinesa e com a Universidade de Naresuan de Tailândia. A assinatura dos acordos com as autoridades e instituições prevê estabelecer uma base sólida para a integração dos recursos da indústria e a construção de plataformas de investigações tecnológicas, formação e intercâmbio internacional, registo internacional e comércio de serviços, assim prestando apoio firme à exportação dos produtos de boa qualidade feitos pelas empresas do Parque, o que ajudará a aumentar a capacidade global do Parque.

Reúnem-se especialistas nacionais e estrangeiros 

1503908606134388.png

O Fórum atraiu, no total, mais de 600 participantes presentes, inclusive peritos e estudiosos em Medicina Tradicional e gerentes de empresas de medicina de renome provenientes de vários países e regiões

No decorrer deste evento cuja duração é de dois dias consecutivos, o Fórum de Cooperação Internacional em Medicina Tradicional 2016 (Macau) tem como tema “Integração, Inovação, Partilha, Promoção da Saúde Humana”. Ao sub-Fórum de Registo Internacional em Medicina Tradicional, foram convidados mais de 10 representantes governamentais, peritos em Medicina Tradicional, académicos da Academia Chinesa de Ciências e da Academia Chinesa de Engenharia, estudiosos de renome, gerentes de empresas farmacêuticas, membros da Comissão da Farmacopeia Europeia, peritos de registo internacional em MTC e foram proferidos discursos impressionantes, sendo abordados vários assuntos relativos ao registo internacional de MTC, tais como as tecnologias e políticas aplicadas, a análise do seu mercado mundial e a estratégia de negócios internacionais. Para além disso, o Parque realizará amanhã (dia 29) dois fóruns de mesa redonda em torno do caminho do desenvolvimento de MTC na nova conjuntura política e da expansão de negócios internacionais. 

A presente edição do Fórum recebeu também grande apoios dos institutos como o Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado, a Administração Nacional da MTC, o Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a Comissão da Administração da Zona Nova de Hengqin de Zhuhai, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, a Direcção dos Serviços de Economia do Governo da RAEM, a Direcção dos Serviços de Saúde do Governo da RAEM, o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais do Governo da RAEM, a Universidade de Macau, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, a Câmara do Comércio para a Importação e Exportação dos Produtos de Medicina e de Saúde da China e do Instituto da Troca de Tecnologia da China (em inglês: China Technology Exchange), entre outros.